quarta-feira, 18 de julho de 2012


13º Colóquio "Os Novos Desafios para a Arbitragem"

Quinta da Sobreira Quinhentista - ANÇÃ

Teve lugar na Quinta da Sobreira Quinhentista, na histórica vila de Ançã, o COLÓQUIO "Os novos desafios para a arbitragem", sexta-feira, dia 13 de Julho, pelas 22horas, cuja organização esteve a cargo do colaborador desportivo António Parreiral, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Ançã, em mais uma iniciativa em prol da arbitragem e do desporto. Esta iniciativa está integrada na SEMANA CULTURAL DE ANÇÃ, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ançã.

Esta iniciativa, pioneira na região centro, e que surge a partir da sociedade civil, já vai na 13.ª Edição e constituiu de novo, “uma oportunidade para defender e  promover a nobre causa da arbitragem, e  homenagear os árbitros que se tem distinguido pelo bom desempenho, na A. F. Coimbra de Coimbra, e uma forma de reconhecimento da importância da arbitragem, em termos desportivos” – referiu o Vereador da CMC, Pedro Cardoso, na sessão de abertura enaltecendo este gesto e a iniciativa de António Parreiral, que conta com o apoio da autarquia de freguesia.
O discurso de António Parreiral deixou também vincado, entre muitos outros aspectos, “a qualidade dos conferencistas e as personalidades de referência que têm participado nas últimas edições - ilustres figuras da arbitragem e do futebol – que muito têm contribuído para o êxito destes colóquios”.

A sessão de abertura esteve a cargo do Vereador da Câmara municipal de Cantanhede, Dr. Pedro Cardoso, da representante da Junta de Freguesia de Ançã, Dr.ª Sílvia Parreiral, e do coordenador e responsável pela organização, António Parreiral. 
Esta sessão, bastante interessante pelas diversas intervenções, contou com o árbitro internacional da primeira categoria, João Capela, a intervenção do cozinheiro da Selecção nacional de Futebol, Chefe Luis lavrador, do Presidente da APAF, Gustavo Sousa, do presidente do Conselho de Arbitragem da AFC, Apolinio Pereira, do Preparador Físico da UEFA, João Dias, do Representante da Federação Portuguesa de Futebol, Ferreira Nunes. Na plateia estava ainda como convidado o Instrutor Técnico da LPFP, Mário Mendes.
A moderação desta sessão, esteve a cargo da jornalista da TSF, Noémia Malva.

Os Árbitros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Coimbra, Gonçalo Nunes, José Pereira e Nuno Pereira recentemente árbitro auxiliar que passou a internacional, Cátia Tavares e Diana Henriques, foram distinguidos pelo mérito desportivo.
Recorde-se que no ano transacto, Ançã, recebeu Artur Soares Dias uma das figuras mais importantes da arbitragem nacional e internacional - é reconhecido o mérito do trabalho realizado pelo árbitro portuense - entre outros nomes como Olegário Benquerença - árbitro português que esteve e se destacou no Campeonato do Mundo da África do Sul, e ainda em 2010, Jorge de Sousa. 

No final, após a entrega das distinções e do interessante painel, muito participado em termos de intervenções, era notória a satisfação e a alegria de António Parreiral por mais uma edição que avaliou como tendo corrido muito bem e era evidente a alegria e o orgulho de ver “esta iniciativa continuar a crescer e a ter uma boa aceitação” – como referiu.

Sem comentários: